17 abril, 2010

ROBERT HAPPÉ (quinta parte)


OS DESAFIOS :

- 1º DESAFIO : DESAFIO DA MÃE X A VÍTIMA
Para evoluir você precisa entender a energia da mãe. Quando você teve uma mãe que te protegeu nos primeiros anos de vida, então está tudo bem.

CONFIAR é um ensinamento do desafio da mãe. Algumas pessoas nunca acreditam em você porque não aprenderam a confiar.

O desenvolvimento de confiar corresponde a uma compreensão emocional do que é ser mãe.
Até a idade dos 3 anos o desafio da mãe deveria ser confiar. A força feminina é a habilidade de nutrir porque a mãe recebe através de sua habilidade intuitiva todo conhecimento.

A mãe significa o conceito do AMOR UNIVERSAL.

A mãe recebe informação do mundo invisível para passar para frente.
Falamos da mãe Terra e de também todas as mães.
São todas Deusas. Quando uma mãe está em equilíbrio, isso naturalmente acontece.

A mãe provê o primeiro sentido de liberdade, ensina a criança que está num ambiente livre. Quando os pais fazem isso, a criança torna-se independente muito cedo.

Se isso não aconteceu quando deveria, pode-se também conversar com o filho mais tarde e explicar que não conseguiu e aí o filho sentirá compaixão. Assim a mudança acontece instantaneamente.

Num ambiente iluminado a criança supera o desafio da mãe nos primeiro anos.

O sistema nos vê como escravos e por isso as mães não tem o tempo necessário para fazer este trabalho pelos filhos.

Quando a criança cria sentimentos de amor e confiança, leva isso para toda a vida e pode desempenhar essa função quando necessário.
Quando o suporte da mãe é pobre, a criança não consegue superar o desafio da mãe e leva o desafio para a vida toda. Quando nos casamos com uma pessoa desta, na verdade estamos nos casando com este desafio da mãe e aí nos cansamos porque temos que passar a vida ensinando.

A mãe deveria estar em tempo integral com os filhos até os 3 anos de idade para que ele possa superar os desafios mentais, emocionais e espirituais. Senão a criança vai desenvolver o arquétipo da mãe que é a POLARIDADE DA VÍTIMA a não ser que o indivíduo corrija isso através do estudo e do correto entendimento.

A VÍTIMA teme por sua segurança. Ele nunca presenciou a mãe tomando conta dele e por isso é medroso e inseguro.

Estas vítimas se casam porque precisam de alguém que tome conta deles e ao mesmo tempo não querem ser possuídos por ninguém, então adotam a atitude de negar tudo.
As vítimas sempre correm da raia. Não recebem a energia que vem do coração porque estão sempre bloqueados. Este indivíduo sempre atrai mais e mais dor, distúrbios de ansiedade e medo das experiências. Eles olham para seus medos como avisos e correm deles.

Quando você não se sente seguro no mundo que criou para você , está criando um palco de pânico.

Nunca culpe a sua mãe por não ter sido boa porque você recebeu isso por causa do seu carma.

Precisamos criar uma estratégia para informar todos destas verdades. Estas verdades são chocantes para a maioria das pessoas.

Para curar esta questão da mãe é preciso abraçar com amor este desafio. É preciso começar perdoando a sua mãe e aí você se torna sua própria mãe. Você estará livre e passa a se dar as suas próprias experiências.

O JOGO NESTE PLANETA É: QUEM VAI DESPERTAR PRIMEIRO?

QUANDO VOCÊ SE SENTE SEGURO TUDO PASSA A FLUIR.

Nós só julgamos porque não entendemos o que acontece.

- 2º DESAFIO – CONCEITO DE PAI. O pai é o arquétipo que envolve a energia masculina (agressivo, racional e ativo) bem diferente da mãe. A energia do pai ensina a autonomia e iniciativa da atitude.
O pai ensina basicamente que a gente controla o próprio destino. Tem a ver com a segurança individual. O pai faz as coisas diferentes no mundo externo e a mãe é o mundo interno.

Ambas as energias interagem numa troca equilibrada, assim o indivíduo pode ver claramente o propósito da maneira de viver.
A energia da mãe aterra o corpo da criança em confiança e fé.
O desafio do pai não lida com o corpo e sim com a mente. Estimula no processo de desenvolvimento.
Conforme a criança vai crescendo e a mente se torna mais funcional, ela se expande em consciência.

A energia masculina constrói em cima da energia feminina. Quando isso é saudável a criança passa a honrar todos que vem a ela.
A moral do indivíduo deve ser ajudar um ao outro. Este desafio do pai deve ser atingido até a idade dos 4 anos.
Todos os desafios tem a ver com a nossa necessidade de poder.

Criar abundância e bem estar é um desafio do pai.

Se o desafio do pai não é concretizado , a pessoa se sente como UM MÁRTIR (polaridade oposta – subjulga as suas necessidades para atender as necessidades dos outros).
O mártir se esquece de si mesmo. É uma maneira ruim de tentar agradar os outros, ficam servindo os outros porque não querem se desenvolver e a energia se esvai.

A religião nunca ensina a dar a si mesmo e sim ao próximo. Me dá o seu dinheiro eu eu rezo por você .

A condição mental que expressam este desafio são as desordens sexuais, drogas, confusões, mentais... acontecem porque o arquétipo do mártir continua a controlar a si mesmo e o mártir sempre negligencia a si mesmo.

Isso tudo leva as pessoas a ter comportamentos negativos. Eles tentam sempre escapar da dor. Tornam-se workhaholic e estão sempre fugindo da situação de não terem superado o desafio do pai. Socialmente eles são sempre competidores. Não querem desenvolver, estão sempre competindo. São compulsivos e ficam desordenados em todos os níveis, especialmente sexualmente.
Eles tem medo de tudo que é novo, sair, agir, etc.... tudo ligado ao desafio do pai.



3º DESAFIO: O CONTRIBUINTE E O SERVIL
O que contribui procura deixar a sua contribuição no mundo e a polaridade do que contribui é o que serve (servil = serve simplesmente a uma autoridade por dinheiro).
O contribuidor decide por si mesmo o que pretende fazer. O desafio de contribuir tem a ver quando a individualidade está formada (self). Ele tem um senso de autonomia e se torna feliz . Isso cria a necessidade de auto estima.
A necessidade de auto estima acontece no desafio de contribuir.
Sem a conexão com o coração e sem o poder você não pode ser você mesmo. O desafio de contribuir te estimula a cumprir esta necessidade.

O resultado disso é um certo orgulho de ser quem você é. Neste particular desafio você sente uma espécie de prêmio por ser quem você é. É um senso de criatividade na sua vida. O sentido começa a se mostrar. O nível moral do indivíduo está na moral pessoal de cada indivíduo. Orgulho pelo que está fazendo e conexão com a moralidade, com algo positivo que está trazendo para o mundo.
Isso pode começar com a idade de 6 anos e pode ser resolvido até o final da adolescência(20 anos). Na idade de 6 a 20 anos a mente está sendo formada.
É um período muito fértil. Tempo para abusar ou intervir.

Quando o desafio de contribuir não está resolvido, então entra o PADRÃO DE SERVIR . É um jeito disfuncional de mártir. Sente que tem que agradar todo mundo , especialmente seus pais e grupo vão determinando o que ele faz.
Sempre terá um líder no grupo e o resto são SERVIÇAIS. Os servos são os que tem pouca valia e ficam estagnados pela falta de não perseguirem suas próprias necessidades.
Isso é bem comum entre os adolescentes que não querem nada e estão sempre reclamando de todo mundo. Ao mesmo tempo se sentem culpados por isso tudo.
Eles supervalorizam a aparência física. É um narcisismo defensivo. Medo enorme de errar e muitos níveis de crítica.

Quando entendemos este processo , estamos aptos a ajudá-los . É preciso ver o lado bom da sua criança e ignorar o outro lado. Se você não vê o lado bom , vai ser difícil ele se desenvolver.

A única maneira de compreender é através da comunicação.
Quando entendemos as coisas, vamos encontrando formas criativas de resolver o passado.

Quando uma mulher resolve não ter filhos, provavelmente é porque está muito avançada porque constituir uma família ainda faz parte do processo primitivo de evolução da 3ª dimensão para evoluir a consciência.
A pessoa vai se prender. Estarão aprendendo a ser pais e mães. Quando você já aprendeu pode fazer outra coisa diferente. É uma questão de escolha consciente ou não .

Na 4ª dimensão todos vão viver juntos e compartilhar estas crianças.

A pessoa que é muito 4ª dimensão em seu comportamento já não quer mais possuir nada.

Quando reconhecemos o masculino e feminino em nós mesmos , não escolhemos ter filhos.
Na 4ª dimensão o ego é usado para expressar o seu guia intuitivo e sua sabedoria. É totalmente serviçal.

4º DESAFIO : AMANTE X ATOR
Como os outros desafios já estão resolvidos, a necessidade de reconexão é revista e o indivíduo se torna consciente do desafio do amante.
Este desafio vem com a ajuda dos hormônios da puberdade, no entanto o amor sexual é uma parte muito pequena deste desafio.

O desafio é ter uma amizade íntima, não necessariamente sexo. Quando expressamos o sentimento abertamente com o outro sem medo de criarmos bons vínculos.
Podemos ter esta amizade íntima com muitas pessoas e aí torna-se um ciclo completo.

Você se oferece para as outras pessoas como a sua mãe se ofereceu para você.
O desafio do amante quer dizer se conectar com os outros.
O senso de SER começa a expandir e incluir os outros na sua vida, começamos a entender as necessidades dos outros.

Temos cada vez mais necessidade de ter encontros significativos sem medo de competição.
Construção desta amizade intima com consciência.
Espontaneidade com tudo e todos.

Aqueles que não foram bem sucedidos nos desafios anteriores não podem ser amantes, eles são ATORES.
Então o arquétipo do autor começa a surgir . Ele reconhece que tem valores mas é superado pelas crenças e por isso tem muita raiva.
Por causa desta raiva e medo ele sabota os relacionamentos. Ele finge a intimidade . Finge ser uma pessoa maravilhosa mas por dentro ele não confia em você. Tem muita solidão e sombra.
Domínio da submissão e competição.
Desejo inconsciente de sabotar todos os relacionamentos.

Pode criar distúrbios de humor ou excentricidades e comportamentos dramáticos, hostilidade, arrogância, ódio. Tudo isso vem com o ator. Comportamento psicopático.

Aqueles que não querem evoluir entram neste comportamento disfuncional e se isolam dos outros.

No começo todos flutuamos entre o amante e o ator mas para evoluir necessariamente devemos tomar partido.

A maior parte das pessoas passa toda a sua vida no papel de ator e por isso a necessidade de ensinar as crianças cedo sobre o que é importante e verdadeiro nas suas vidas.


5º DESAFIO: ORADOR X CALADO
Se você é um cara falante é porque tem CONFIANÇA em si mesmo , se é calado é porque ainda não acredita.
O desafio do orador desenvolve a habilidade de se expressar e estas expressões são compartilhadas no mundo.
É uma contribuição para o mundo . Uma nova forma de se desenvolver que você começa a mostrar.

A mente que já está desenvolvida desta forma é porque está conectada como espírito e assim a pessoa se expressa criativamente.
A criança que não expressa nada simplesmente vê a criação do outro mas ela não expressa nada.

Quanto mais você se expressa mais a sua intuição começa a funcionar. O orador é caracterizado pela sua integridade.
A moralidade do orador é porque honra os deveres da sociedade mas ao mesmo tempo fala quando vê injustiças.

Estas energias de honestidade e honra se tornam o desafio do orador. Entregar ao divino em si próprio.
Ele não sente medo porque está conectado com o espírito e neste processo aumenta bastante a sua sintonia.

Quando este desafio não é superado é criada a criança CALADA. Esta torna-se vítima dos medos da mente. Ela tem ódio de tudo e quer jogar em alguém este ódio.

A dor da separação é a cruz que eles carregam. É muito difícil de ajudar porque eles escolhem a própria dor.
Provavelmente entram em dependência química ou outra energia de evitar.
Eles querem evitar de toda forma a energia de se conhecer. Outras repetições cíclicas virão no seu caminho e isso é bem sério. Se ele não consegue curar rapidamente pode ter um caso de esquizofrenia.

6º DESAFIO: OBSERVADOR X INTELECTUAL
Com os últimos desafios superados, cria-se a fundação para revelar os seus potenciais mais elevados. O cérebro tem muitos níveis para assimilar informações.
Aqueles que já conseguiram viver com uma mente já iluminada, devem pegar a informação e praticá-la mundo afora. Vive-se de um modo menos emocional porque está conectada com o coração.
O observador entra conscientemente na 4ª dimensão.
É muito fácil ser iluminado numa montanha mas é necessário ser um iluminado no meio daqueles que estão cheios de caos.
Quando as energias começam a fluir melhor, não sentimos mais a resistência dos outros, da família, etc porque você vê mais claramente, ISSO TORNA-SE O OBSERVADOR.

Você tem mais controle de si mesmo e unificação com os outros , mesmo os que te atacam.
O observador tem plena percepção porque conquistou o desafio do AMOR. Ele não reage mais... ele simplesmente ama.

Devemos aceitar tudo ao nosso redor, mas mostrar outro tipo de carga, outro tipo de vibração, algo superior.
A luz está separando as pessoas do amor e do ódio e por isso precisamos fazer a nossa escolha.

Não julgamento. Quando julgamos, aprisionamos as pessoas. Elas mudam quando mantemos a paz ao redor delas.

A luz expõe a escuridão. Agora é a última oportunidade da sombra se mudar para a luz.
Ensinar as pessoas a enxergar com o coração para que elas não sejam mais manipuladas. Elas terão mais luz.
O observador é muito seguro.


Nenhum comentário: