08 junho, 2009

"Shabat Shalom"


Alguém certa vez perguntou a um sábio rabino:

“Minhas preces são realmente ouvidas?”

O rabino respondeu: “Você escuta?”


Existem várias áreas de comunicação nas quais encontramos alguma resistência. Algumas pessoas acham difícil expressar sua gratidão, e na verdade têm alguma dificuldade até em reconhecer a gratidão. Isso pode ser visto com crianças pequenas, quando o pedido da mãe: ‘Diga obrigado ao bondoso senhor pelo doce’ é recebido com um resmungo. Pode haver uma resistência ainda maior para admitir o próprio erro, desculpar-se e pedir perdão. Este também parece ser um traço inato, pois as crianças se recusam a pedir desculpas.

Isto também pode ocorrer entre alguns casais após o encantamento dos primeiros meses e anos de casamento. Expressões de afeto, gratidão e carinho muitas vezes são esquecidas de serem pronunciadas ao longo da vida de casados.

Como seria maravilhoso se pudéssemos superar essa resistência, expressando mais nossa gratidão, afeto e arrependimento pelos erros cometidos!

Quantos casamentos teriam sido preservados se apenas os cônjuges tivessem dito com maior freqüência estas expressões simples um ao outro: “Obrigado”, “Eu te amo” e “Desculpe, mas eu estava errado”.

O Shabat representa, em seu simbolismo, uma das expressões mais elevadas de ética social entre os judeus. É uma reafirmação do princípio mosaico de que, por mais pobre, oprimido, ou rejeitado que um homem possa se sentir no mundo, no dia do Shabat ele alcança uma grande dignidade e estatura moral. Durante o Shabat, cria-se uma harmonia familiar e é a oportunidade de interromper o ritmo de vida cotidiano agitado. Todos se cumprimentam com "Shabat Shalom" e no seu final, despedem-se, desejando aos familiares e amigos "Shavua Tov", uma boa semana.



Nenhum comentário: