05 novembro, 2008

Mysterium tremendum et fascinorum


Antigamente, o conhecimento esotérico era restrito aos círculos iniciáticos ou confinados em sociedades secretas. Muitos motivos levaram os sábios a agirem dessa maneira: proteger o conhecimento dos considerados indignos, dos tiranos e, mais tarde, do poder dominante aliado à pretensão da Igreja Católica em se tornar proprietária exclusiva dos mistérios divinos.

Indubitavelmente, tais procedimentos nem sempre foram benéficos no trato da disseminação dos segredos ocultos. Entretanto, não me cabe aqui discorrer sobre tal maneira de agir dos sábios antepassados.

O que vale ressaltar é que estamos em um período em que o conhecimento sagrado está liberado para ser estudado por qualquer ser humano disposto a engendrar pelos caminhos do conhecimento e do autoconhecimento.

Hoje, quem quiser pode vasculhar a internet e encontrar uma infinidade de conteúdos relacionados aos temas esotéricos. Entretanto; isso não significa que a expressão "segredos ocultos", perdeu seu sentido. Isso porque o oculto não pode ser visto nem compreendido por aquele que não se preparar para tal. O sigilo permanece inalterado apesar de ser constantemente apregoado por toda parte. Isso decorre do fato de que as leis universais nas quais se baseiam todos os mistérios do ocultismo são impenetráveis através dos olhos da razão pura e simples. Sómente através de um treinamento metódico, assíduo e constante, embasado nos princípios, fé e intuição, consegue-se descortinar os próprios véus e encontrar as chaves dos segredos ocultos que mantém o universo em Harmonia. E lá, de posse de tais chaves e utilizando-se de uma metodologia invariável e precisa, tranquilamente colher os frutos colocados à sua disposição desde a fundação do mundo. Esse é o segredo oculto, porém simples. Basta compreender que para colher é necessário plantar. E, que a colheita dependerá diretamente do tipo de semente lançada no Grande Jardim; cuidada, regada e cultivada constantemente através de um trabalho sério e disciplinado.

Mas, quais são essas sementes de bem aventurança que, uma vez plantadas, darão seus frutos no tempo oportuno?


A resposta é: Amor, Esperança, Caridade, Justiça, Boa Vontade, Fé, Solidariedade, Misericórdia, Perdão... Enfim; são tantas as sementes que fazem florescer o Jardim do Éden. Todo homem a conhece, mas nem todos plantam no jardim de sua existência. Outros plantam, mas esquecem de cultivá-las constantemente ou têm preguiça ou desanimam e deixam que as ervas daninhas as sufoquem. Não é o que planta que colhe, mas aquele que cultiva diariamente a boa semente. Esse, inevitavelmente terá uma colheita farta de produtos intrinsecamente correspondentes a tais sementes. Todo ocultista que alcançou o entendimento sabe disso. O universo é um imenso jardim em seus aspectos físico e espiritual onde tudo o que é semeado germina de acordo com a natureza de quem semeou - sementes e idéias.

Eis duas das principais chaves mestras do segredo oculto: o plantar e o colher.

Não existe talismã da sorte mais poderoso que o poder da fé. Nada pode dar mais poder ao homem do que sua própria convicção que cria e recria do nada, as coisas tangíveis.

Em muitas partes deste site o leitor encontrará uma correspondência entre as coisas da natureza e os segredos do universo. Isso decorre do fato de que a natureza é a mais presente manifestação do Poder Universal em nossa vida. Ali está escrito de maneira clara e simples e por isso mesmo, admiravelmente oculta, o alfabeto divino.

Ampliando a uma observação das manifestações cósmicas visíveis (o sol, a lua, as estrelas) pode-se chegar a um profundo conhecimento e reconhecimento do oculto.

Estou certo de que a análise pessoal humana pode recorrer em erro ao contrário da análise coerente que a natureza nos proporciona. Toda a Alquimia é baseada na análise das leis da natureza em suas propriedades física e espiritual. O resultado é a pedra filosofal real e consistente, produzida por todo aquele que encontra a Deus através de um mergulho no universo da natureza de posse dos corretos instrumentos da Arte.

Quem leu esse e outros textos do site que fazem referência aos segredos ocultos e ainda não encontrou o insight - o fiat lux do processo criativo certamente não se desvencilhou dos pesados fardos amarrados pelos laços da matéria. Não é tão simples assim. Exige treino, disciplina, análise, estudo, calma, persistência...


Nenhum comentário: